segunda-feira, 18 de maio de 2015

[AF&LBN] Se preparando para o inverno - Como ajudar animais de rua.

O tema desse mês no Alternative Fashion & Lifestyle Blog Network é sobre o inverno, e apesar de ser a minha estação favorita para roupas, acessórios, cosméticos e afins é também a estação que mais me preocupa com a chegada das baixas temperaturas e com a enorme quantidade de animais abandonados.
Então vamos deixar as futilidades sobre moda um pouco de lado e falar de um assunto sério que chega junto com o frio e ano após anos deixa centenas de vítimas nas ruas.
Por sorte não temos um inverno muito rigoroso aqui em São Paulo, mas no Sul é comum a temperatura ficar em torno de 0° e aqui no Sudeste em torno de 10° durante a madrugada. Tais temperaturas são fatais para animais idosos, doentes e já debilitados pela fome e duras penas de viver na rua.
Sabemos que infelizmente não é possível recolher todos os animais das ruas. Abrigos e ONGs ficam ainda mais lotados nessa época do ano, mas nós podemos ajudá-los com ações simples:


1 – Coloque caixas de papelão próximo de onde você vê cães de rua dormindo para que eles tenham onde se abrigar.  Se tiver como deixar paninhos junto com a caixa, melhor, mas caso não tenha coloque jornal que também é um ótimo isolante térmico.


2 – Deixe comida e água para que eles consumam. Nosso inverno é muito seco e os animais de rua sentem muita sede.  Animais no inverno, assim como nós, sentem mais fome, então também deixem mais alimento a disposição. Essa é uma dica que serve em qualquer estação do ano, pois fome e sede eles sentem sempre não é?


3 – Os animais desamparados não têm condições de encontrar um local para ficarem protegidos do frio. Muitos acabam não sobrevivendo e mesmo não podendo adotar todos os peludinhos que você encontrar, abrigá-los na garagem ou quintal, mesmo que seja só durante a noite, pode ser uma grande ajuda e salvar uma vida. Gatos ferais possuem maior facilidade para encontrar abrigo do que cães, mas uma caixinha com um paninho e comida e água a disposição em uma noite fria é uma enorme demonstração de carinho e ajuda os bigodudos sem casa fixa.


 Um comedouro simples e barato de fazer para ser colocado nas ruas onde há animais.

4 – Doe roupas para cães. Com simples ajustes é fácil transformar uma camiseta velha em uma roupa para um animal. Nem todos os cães gostam, mas vale a pena tentar. Será uma proteção extra em especial para os pequenos e de pelo curto que são mais suscetíveis ao frio.


5 – Construir casinhas na rua funciona em alguns bairros, se tiver oportunidade, tente! No meu bairro funciona e é uma garantia de abrigo em dias frios.

Nesse link você pode conferir dezenas de dicas além de aprender a adaptar roupas e fazer casinhas com vários materiais que vão te custar pouco e ajudar muito.


6 – Preste atenção quando for usar o carro. Cães e gatos costumam se abrigar próximos de carros por causa do calor. Gatos em especial gostam de dormir em cima das rodas ou sob o capô então tenha certeza que não há nenhum animal antes de sair com o carro.

Os abrigos improvisados construídos próximo da minha casa. Não são lindos, mas ajudam muito.
E foram mais do que aprovado pelo Pretinho que está tirando um cochilo na casinha do centro!

7 – Ajude uma ONG ou abrigo que recolhe e cuida de animais.
Mais uma dica que deveria ser aplicada sempre, mas que merece atenção especial no inverno.
Durante as estações mais frias do ano, instituições e ONGs que cuidam de animais abandonados realizam campanhas de agasalho especiais para os bichinhos.
Que tal doar a roupinha ou mesmo o cobertor usado do seu melhor amigo para um bichinho carente? Afinal não são só as pessoas que sofrem com a chegada do frio.
Além de roupinhas e cobertores, também são aceitos sacos de ração seca e patês, remédios, vermífugos, etc. que vão ajudar muitos animaizinhos necessitados.

ONG Deixe Viver
A Associação de proteção e valorização da vida animal – Deixe viver, ONG na qual eu ajudo,  é uma entidade ambientalista não governamental, sem fins lucrativos ou partidários, preocupada em combater a todas as formas a violência cometidas contra os animais e conscientizar a população sobre a guarda de um animal doméstico e tem como objetivo interligar profissionais da saúde publica veterinária e a sociedade em geral para o aprimoramento das relações homem – animal no município de Guarulhos.
A Deixe viver ajuda em vários segmentos a causa animal realizando castrações (esterilizações) solidárias a baixo custo, vermifuga, vacina e procura lares definitivos para todos os animais acolhidos pela instituição e por protetores que atuam junto a ONG, além de realizar feiras de adoção periódicas.
Acesse o site para mais informações de como participar e ajudar.

Por que Não peludos?
A Luciana e sua mãe amam gatos, e desse amor veio a necessidade de ajudar e assim nasceu a "Por que não peludos".
Hoje elas estão com aproximadamente 40 gatos em sua casa como lar temporário e disponíveis para a adoção.
Elas cuidam de todos os animais com recursos próprios, pois não são uma ONG e sim apenas pessoas comprometidas em ajudar, então todo o tipo de ajuda e doação é bem vinda.
A página deles é nova e ainda não tem muita informação, mas falem com a Luciana que ela pode dar maiores informações.

Clique aqui e veja uma lista de outras instituições que você pode ajudar!


8 – Seja lar temporário ou adote um animal carente.
Ser lar temporário é dar amor e condições de vida até que um animalzinho possa por fim encontrar uma família.
Muitas ONGs não possuem abrigos para os animais resgatados e só conseguem ajudar graças a esses anjos que abrem as portas de casa e recebem os resgatados até que eles sejam adotados.
Se você pode ser um lar temporário, se informe sobre e ajude instituições que recolhem animais.
E se melhor do que ser lar temporário você puder abrir o coração e ser um lar definitivo, nessa troca todos ganham. Uma adoção responsável só trará coisas positivas para você que ganhará um maravilhoso amigo, para o animal que terá a segurança e amor de um lar e para a instituição que poderá resgatar mais um animal já que um foi adotado.
Instituições com animais prontos para serem adotados não faltam, com certeza tem um peludinho que é exatamente o que você procura e está esperando por você.

9 – Apadrinhe um animal
Formas de ajudar é o que não faltam. Se todo mundo que eu conheço/ tenho em minhas redes sociais que “amam/são gatos” ou que “adoram cachorros” fizessem realmente algo em prol da causa animal esse cenário tão alarmante seria diferente.
Desculpas para não adotar é o que não faltam:
Ahhh, mas eu trabalho e o gatinho/cachorrinho vai ficar sozinho boa parte do dia.
Minha mãe/pai/avô/marido/Darth Vader não deixa.
Moro em casa que não dá para ter gato/ Moro em apartamento que não pode ter animal/ Moro com pessoa X que tem problema Y.
Ok, ok, adotar exige responsabilidade e comprometimento, você pode não estar preparado para isso, mas nenhuma das desculpas acima é algo que incapacite você de ajudar.
Que tal apadrinhar um animal carente? Muitas ONGs só sobrevivem e conseguem manter os animais por causa dos apadrinhamentos. Você entra na página, escolhe um animal e se compromete a contribuir com uma quantia em dinheiro mensal que irá manter as necessidades daquele animalzinho.
Muitos animais que não possuem chance de adoção por serem ariscos, idosos ou por serem portadores de doenças contagiosas precisam de padrinhos e cuidados especiais.
Na ONG Adote um gatinho, por exemplo, você pode apadrinhar um bigodudo com doações a partir de R$40,00 e são muitos gatinhos que precisam de ajuda.



10 – Seja voluntário em uma ONG
Certo, nem apadrinhar você pode, então tenho certeza que você pode destinar alguns fins de semana para ser voluntário em uma ONG.
ONGs precisam de voluntários para muitas coisas, desde ajudar em feiras de adoção e campanhas de arrecadação de alimentos e  até mesmo precisam  de pessoas que tenham conhecimento e disponibilidade para atualizar sites e fazer divulgações.
As formas de ajudar são infinitas e muito mais eficientes do que você ficar no facebook compartilhando fotos bonitinhas e mostrando para os seus amigos como você é um maravilhoso protetor e ativista (Fay revirando os olhos nessa parte, pois odeia esses pseudo-protetores de animais que só existem na internet). É só você procurar uma instituição séria e oferecer ajuda que com certeza ela será bem vinda.

Então vamos aproveitar a chegada do inverno e aquecer nossos corações ajudando animais carentes?


Muito obrigada pela visita,
Beijos com borboletas azuis!

5 comentários:

  1. Muito legal a forma com que você interpretou o tema do mês! Realmente os animais precisam de carinho e cuidado durante o inverno.

    ResponderExcluir
  2. É legal e concordo com tudo, mas eu recomendo se forem dar comida para cães, especialmente na rua, cuidem para que seja em uma local onde não passam muitas pessoas, longe da calçada preferencialmente. Cães tendem a ficar territorialistas e isso é bem perigoso para crianças e pessoas de idade - ou para quem não presta atenção como eu. No mais, todas as dicas são ótimas, o gatinho que acabamos de adotar aqui em casa foi achado em um tanque de carro (moro no sul e foi em uma semana que choveu muito).

    ResponderExcluir
  3. Sua abordagem foi criativa e muito sensível, Érika! Parabéns pela postagem!! <3

    ResponderExcluir
  4. Esse post me emocionou,que coisa mais linda,que idéia mais sensível.
    que atitude linda,irei compartilhar no meu face.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Que dicas ótimas. Eu sempre me preocupo com os animais abandonados, mas nos períodos de temperaturas extremas meu coração fica bem pequenininho... essas dicas são muito valiosas e nos mostram quantas coisas podemos fazer pelos peludinhos.

    Bjs

    ResponderExcluir