terça-feira, 11 de junho de 2013

Obrigada, Maurice Sendak!




Ontem, dia 10/06/2013, um de meus ilustradores favoritos, Maurice Sendak, estaria comemorando seu 85° aniversário.
Falecido em 8/05/2012, Sendak foi ilustrador e autor de livros infantis.

Não sei nem por onde começar a falar de um artista tão grandioso e que me é tão querido.

Muito provavelmente, as poucas pessoas que o conhecem ou lembram-se de seu nome não devem apreciar seu trabalho graças ao filme Where the Wild Things Are- Lançado aqui no Brasil como “Onde vivem os monstros” - em 2009,uma adaptação não muito aclamada e um tanto confusa do livro de mesmo nome de Sendak.



O filme realmente não faz jus a essa linda obra, mas posso deixar o review tanto do filme quanto do livro para outro dia pois as obras de Sendak vão muito alem do reconhecimento que ele teve em 2009 pelo lançamento do filme.

Em 1966 Sendak colaborou como ilustrador do livro de Isaac Bashevis Singer e em 1970 foi premiado com o prêmio Hans Christian Andersen.




De traço marcante e enredo gracioso, quem que tenha até seus 25 anos não se lembra das historias do “Pequeno urso” (Little Bear's Adventures), série animada que passou tanto na TV Cultura quanto na Nickelodeon.



Mais um livro que virou série e que também passou na TV Cultura foi “Os sete Monstrinhos”( Seven little monsters), que para quem é fã das ilustrações de Sendak, consegue ver a semelhança apenas com um olhar entre os monstros de “Onde Vivem os monstros” e os monstros de “Os sete Monstrinhos”.

Poderia citar outros livros, mas como sua grande maioria não foi publicada no Brasil, deixo apenas algumas imagens das belíssimas ilustrações de Sendak e meu agradecimento por fazer de minha infância um tempo mais colorido e com amigos especiais, seja ele um gato com enormes olhos verdes ou engraçados monstros que nos ensinam a olhar para dentro de si e enfrentar nosso monstro interior.








Obrigada Sendak!



Obrigada pela visita.
Beijos com borboletas azuis.

Um comentário:

  1. Eu achei que o filme valeu muito mais que o livro, tipo, o livro tem umas 5 paginas e frases pequenas em baixo....
    E não sabia que tinha feito um post sobre ele <3 nhomnhomnhom

    ResponderExcluir